Por Equipe 3 Meninas
Para cada coleção que vai ser lançada, a escolha dos tecidos é uma etapa importantíssima. E pra quem não sabe, a história dos tecidos - sua origem, o momento histórico mais utilizado, as cores em evidencia e outros motivos - contam para a escolha em uma determinada coleção.
Pensando nisso, vamos conhecer um pouquinho sobre os tecidos que vão aparecer na próxima coleção da 3 Meninas.
O algodão é a fibra mais utilizada no mundo e possui alto valor mercadológico. Sua origem vem da Índia, onde foram tecidas as peças mais antigas – e da Etiópia – norte da África.
O algodão é uma fibra resistente, podendo ficar séculos com conservação razoável e é menos vulnerável a traças, mofos e fungos.
O linho é uma fibra que foi descoberta há mais de 8.000 a.C, conforme registros históricos. Não se tem a data exata de quando a fibra do linho começou a ser tecido pelo homem, mas há registros que comprovam o seu cultivo desde 2.500 a.C., pelos egípcios.
Muito resistente , o linho tem alto poder absorção e tingimento, porém baixo poder de resiliência – amassa com facilidade.
A seda é um tecido nobre que além de suas qualidades de maciez e beleza, têm boa condutividade térmica, o que faz com que sejam quentes no inverno e frios no verão.
Deriva-se do bicho-da seda, mariposa que se alimenta exclusivamente das folhas de amoreira.
A viscose é uma fibra artificial, gerada a partir de uma solução celulósica que pode ser obtida tanto da polpa da madeira como das ramas do algodão.
A fusão da fibra de elastano com o fio de viscose, gera um tecido muito conhecido na confecção de roupas femininas, a “ viscolycra’.
Esse tecido proporciona um excelente conforto, principalmente em climas quentes e dá uma agradável sensação de frescor.
A renda é um tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, que forma desenhos variados com entrelaçamento de fios. É por vezes aplicada como guarnição de vestidos, alfaias e paramentos.
Na sua maioria, as rendas compõem-se de dois elementos:
- O desenho ou motivo;
- O fundo, que mantém o desenho unido.
Fotos: Google
Um grande abraço!