terça-feira, 29 de março de 2011

Que tecido é esse?

Por Equipe 3 Meninas

Para cada coleção que vai ser lançada, a escolha dos tecidos é uma etapa importantíssima. E pra quem não sabe, a história dos tecidos - sua origem, o momento histórico mais utilizado, as cores em evidencia e outros motivos - contam para a escolha em uma determinada coleção.

Pensando nisso, vamos conhecer um pouquinho sobre os tecidos que vão aparecer na próxima coleção da 3 Meninas.





O algodão é a fibra mais utilizada no mundo e possui alto valor mercadológico. Sua origem vem da Índia, onde foram tecidas as peças mais antigas – e da Etiópia – norte da África.

O algodão é uma fibra resistente, podendo ficar séculos com conservação razoável e é menos vulnerável a traças, mofos e fungos. 





O linho é uma fibra que foi descoberta há mais de 8.000 a.C, conforme registros históricos. Não se tem a data exata de quando a fibra do linho começou a ser tecido pelo homem, mas há registros que comprovam o seu cultivo desde 2.500 a.C., pelos egípcios.

Muito  resistente , o linho tem alto poder absorção e tingimento, porém baixo poder de resiliência – amassa com facilidade.




A seda é um tecido nobre que além de suas qualidades de maciez e beleza, têm boa condutividade térmica, o que faz com que sejam quentes no inverno e frios no verão.

Deriva-se do bicho-da seda, mariposa que se alimenta exclusivamente das folhas de amoreira.





A viscose é uma fibra artificial, gerada a partir de uma solução celulósica que pode ser obtida tanto da polpa da madeira como das ramas do algodão. 

A fusão da fibra de elastano com o fio de viscose, gera um tecido muito conhecido na confecção de roupas femininas, a “ viscolycra’.

Esse tecido proporciona um excelente conforto, principalmente em climas quentes e dá uma agradável sensação de frescor.




A renda é um tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, que forma desenhos variados com entrelaçamento de fios. É por vezes aplicada como guarnição de vestidos, alfaias e paramentos.

Na sua maioria, as rendas compõem-se de dois elementos:
  • O desenho ou motivo;
  • O fundo, que mantém o desenho unido.


Fotos: Google


Um grande abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário