Ikat é um tecido de seda que recebe um tingimento nos fios antes de serem tecidos. Quando os fios são tecidos formam figuras de diversas formas, como um grafismo. O processo se parece com a técnica do tie-die.
Ikat significa para "amarrar" ou "o efeito de vincular" no idioma malaio. Através do uso comum, a palavra significa tanto o processo como o pano em si. Ikats têm sido tecido de várias culturas espalhadas pelo mundo.
Podemos dizer que é quase impossível saber a origem da técnica usada para a fabricação do ikat, devido a fragilidade e delicadeza do tecido que não sobrevive por mais de alguns séculos. Mas, segundo fontes históricas é possível que a técnica tenha sido desenvolvida em diversos lugares da America central e sul.
Hoje encontramos tipos de tecido em diversas estampas e usados em diversos lugares, principalmente dentro de casa. Eles são usados nos móveis, como quadros, nas paredes, travesseiros e almofadas. É só deixar a criatividade fluir.
Os grafismos do Ikat estão aparecendo até em peças de porcelana. No mercado já existe uma variedade de vasos, pratos, xícaras, canecas, entre outros. É só escolher o seu e fazer já uma coleção.
Essa é uma ótima dica para quem quer redecorar a casa e não sabe como.
Um grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário