segunda-feira, 28 de março de 2011

Por que se vestir?

Por Equipe 3 Meninas

Essa é uma pergunta boba, mas sabemos que já passou pela cabeça de todos nós. Por que se vestir? A resposta mais fácil: Para não andar pelado, claro! Mas não é por aí... Tem toda uma história por trás disso.


A roupa tem acompanhado o homem desde o início de sua evolução. Roupa não é só vaidade, isso é comprovado se pararmos para pensar que os nossos antepassados, chamados homens da caverna, usavam "roupas" (peles de animais) para se proteger do frio e, segundo alguns historiadores, acreditavam que vestindo a pele do animal caçado conseguiria a força dele.

Avançando um pouco o tempo e chegando até as primeiras civilizações (Assírios, Egípcios e Babilônicos), observamos vestimentas diferentes mas com uma característica em comum, a crença herdada de seus antepassados. Por exemplo, os assírios usavam roupas de lã, pois acreditavam que podiam mover seus rebanhos de acordo com a disponibilidade de terras conquistadas.

  

As roupas também eram utilizadas para dividir as classes sociais. Existiam leis que proibiam o uso de um ou outro traje, pois só quem usaria tal traje era a nobreza ou alguns governantes. Por exemplo, no período do império Bizâncio (atual Istambul) os tecidos na cor púrpura só eram usados pelo imperador e sua esposa.

Os burgueses tiveram acesso a tecidos nobres trazidos do oriente, com isso a classe dos nobres e dos comerciantes ricos tornou-se numerosa, e vem a pergunta a nossa cabeça: Como eles erão diferenciados? A resposta é bem simples: pelo modo de se vestir.

A partir daí começamos a entender um pouco o sentido da MODA. As pessoas mudam sua forma de vestir em função de se diferenciar, nessa caso para mostrar a diferença e influência social. As roupas que a princípio era determinada pelos recursos disponíveis, passa a variar em estilos conforme a época.


Com isso, vestir passou a significar a diferenciação dos demais. O que no futuro passou a se relacionar com  o que chamamos de estilo. Vestir não se resume em necessidade, nem podemos julgar como vaidade. É questão de bem estar. Proteção e apreciação.

Fotos: Site google.


Um grande abraço!

Um comentário:

  1. conheços essas fotos, kkkkk
    mais enfim ta ótimo o blog estou gostando de ver (:

    ResponderExcluir